Respostas do exame Google Analytics IQ

Obtenha este guia de preparo para exame de certificação Google Analytics Individual Qualification (QIGA). Ele inclui: 1) todas as perguntas do exame possíveis e reais Google Analytics 2) respostas 100% precisas e verificadas 3) atualizações grátis para sempre.





Abaixo você encontrará algumas perguntas selecionadas do último exame de certificação real. Familiarize-se com o formato do exame. Você pode baixar todas as perguntas possíveis do exame com respostas para economizar seu tempo e obter a certificação em minutos.

A codificação automática é usada para coletar dados de qual tipo de tráfego?

  • Tráfego da campanha do Google Ads
  • Tráfego de redes sociais
  • Tráfego por referência do site

Quais parâmetros podem ser incluídos com um hit de evento para gerar relatórios?

  • Categoria, Ação, Rótulo e Valor
  • Categoria, Ação, Rótulo e Total de eventos
  • Categoria, Ação, Rótulo e Eventos únicos
  • Evento, Categoria, Ação e Rótulo

Para acompanhar usuários e sessões em domínios diferentes, o que é preciso configurar primeiro?

  • Vinculação do Google Ads
  • Importação de dados
  • Acompanhamento de vários domínios
  • Vinculação do Ad Exchange

Qual recurso é necessário para coletar o número de comentários postados por usuários em uma página da Web?

  • Métrica personalizada
  • Dimensão personalizada
  • Agrupamentos de canais personalizados
  • Métrica calculada

Qual público de remarketing não pode ser definido por padrão?

  • Usuários que visitaram uma loja física
  • Usuários que reproduziram um vídeo em um site
  • Usuários que falam um idioma específico
  • Usuários que acessaram uma página específica em um site

Qual destes recursos precisa ser ativado para que seja possível reconhecer usuários em dispositivos diferentes?

  • Definições de público
  • Modelos de atribuição
  • Vinculação do Google Ads
  • User ID

Qual destas opções não é uma configuração de filtro para dados em vistas?

  • Restaurar
  • Excluir
  • Modificar
  • Incluir

Nos Relatórios personalizados, o que as métricas e dimensões devem ter em comum para gerar relatórios precisos?

  • O mesmo índice
  • O mesmo Relatório personalizado
  • O mesmo escopo
  • A mesma vista

De quais dados o Google Analytics não permite a coleta?

  • Informações de identificação pessoal
  • SKUs de produto
  • Cidade de faturamento
  • Valor da compra

Qual destas opções não é uma vantagem de usar segmentos para analisar dados?

  • Comparar métricas de comportamento entre grupos como usuários que converteram e não converteram
  • Modificar permanentemente os dados em uma vista
  • Analisar os usuários por condições individuais ou multissessão
  • Isolar e analisar caminhos de conversão específicos usando segmentos de conversão


Passar nos exames não é um treino. Várias tentativas não o tornarão mais forte.

Economize tempo com nossas listas de respostas. Concentre-se em melhorar suas habilidades práticas.



Quais níveis de escopo estão disponíveis para dimensões e métricas?

  • Escopo no nível do hit, da sessão, do produto ou do usuário
  • Escopo no nível do local, da duração, do produto ou do usuário
  • Escopo no nível do evento, da duração, da transação ou do usuário
  • Escopo no nível do evento, da sessão, da transação ou do usuário

O que é necessário no User ID para que seja possível reconhecer usuários em dispositivos diferentes?

  • Um login que gere e defina códigos exclusivos
  • Todas as alternativas
  • Gerenciador de tags do Google
  • Uma nova conta do Google Analytics para geração de relatórios

Se um usuário assistir a um vídeo com acompanhamento de eventos três vezes em uma única sessão, quantos eventos únicos o Google Analytics contabilizará?

  • 3
  • 2
  • 1
  • 6

Quais dimensões padrão de Origem do tráfego o Google Analytics mostra para cada visitante do site?

  • Campanha e conteúdo do anúncio
  • Campanha e mídia
  • Origem e mídia
  • Origem e campanha

Ao vincular uma conta do Google Ads ao Google Analytics, o que não é possível fazer?

  • Visualizar dados de cliques e custo do Google Ads ao lado de dados de engajamento do site no Google Analytics
  • Ajustar lances de palavras-chave no Google Ads a partir do Google Analytics
  • Criar listas de remarketing no Google Analytics para usar nas campanhas do Google Ads
  • Importar metas e transações do Google Analytics para o Google Ads como conversões

O tempo limite padrão da sessão no Google Analytics é de quantos minutos?

  • 10
  • 30
  • 20
  • 5

Por padrão, qual destas opções não é considerada uma “origem” no Google Analytics?

  • (Direto)
  • E-mail
  • Google
  • googlemerchandisestore.com

Qual relatório mostra a porcentagem de tráfego que já acessou um site?

  • Comportamento > Relatório de novos x recorrentes
  • Todo o tráfego > Relatório de referências
  • Comportamento > Relatório de frequência e tempo para retorno
  • Interesses > Relatório de categorias de afinidade

Qual destas opções evitaria a exibição de dados em um Relatório personalizado?

  • Um filtro que remove todos os dados
  • Muitas métricas aplicadas ao Relatório personalizado
  • Muitas dimensões aplicadas ao Relatório personalizado
  • O Relatório personalizado não é compartilhado com os usuários na mesma vista

Para a codificação automática, qual parâmetro o Google Ads inclui no URL de destino?

  • urlid=
  • gclid=
  • adid=
  • utm=

Para visualizar dados precisos em um Relatório personalizado, qual ação deve ser evitada?

  • Usar várias dimensões juntas no mesmo relatório
  • Criar um relatório com métricas personalizadas
  • Usar uma dimensão personalizada como uma dimensão principal
  • Relacionar métricas e dimensões de escopos diferentes

O que a atribuição de um valor a uma meta do Google Analytics ativa?

  • Acompanhamento da receita de negócios em tempo real
  • Acompanhamento da receita real das conversões
  • Comparação das conversões de metas e avaliação das alterações em um site
  • Análise do acompanhamento de conversão de um site

Depois da aplicação de filtros, até quando os dados filtrados podem ser recuperados?

  • Não é possível recuperar dados filtrados.
  • Os dados podem ser recuperados em até 10 dias.
  • Os dados podem ser recuperados em até 5 dias.
  • Os dados podem ser recuperados em até 30 dias.

Qual recurso é usado para criar uma lista de remarketing?

  • Dimensão personalizada
  • Relatório personalizado
  • Segmento personalizado
  • Métrica personalizada

Qual relatório mostra a porcentagem de tráfego do site que os usuários já acessaram?

  • Relatório de referências
  • Relatório de novos x recorrentes
  • Relatório de frequência e tempo para retorno
  • Relatório de desempenho de vendas

Se uma meta de destino for criada para a inscrição em uma newsletter e um usuário completar essa inscrição três vezes em três sessões diferentes, quantas conversões de meta o Google Analytics contabilizará?

  • 1
  • 2
  • 3
  • 6

Em quais relatórios é necessário ativar os Recursos de publicidade?

  • Relatórios de análise de coorte
  • Relatórios em tempo real
  • Relatórios geográficos
  • Relatórios de informações demográficas e de interesses

Qual tipo de Relatório personalizado mostra uma tabela estática e classificável com linhas de dados?

  • Tabela fixa
  • Cobertura regional
  • Explorador
  • Tabela dinâmica

O que significa “dimensão secundária” no Google Analytics?

  • Um widget no painel que oferece análises mais específicas
  • Uma métrica adicional no relatório para análises mais específicas
  • Uma dimensão adicional no relatório para análises mais específicas
  • Uma visualização para entender o impacto dos dados

Quando o código de acompanhamento envia um hit de evento para o Google Analytics?

  • Sempre que um usuário adiciona um evento ao calendário
  • Sempre que um usuário realiza uma ação com acompanhamento de eventos implementado
  • Sempre que um usuário faz uma reserva
  • Sempre que um usuário realiza uma ação com acompanhamento de exibição de página implementado

Qual filtro incluiria apenas dados de uma campanha chamada “Volta às aulas” nos relatórios de campanha?

  • Filtro personalizado “Incluir” com o campo “Título da página” e o padrão “volta às aulas”
  • Filtro personalizado “Incluir” com o campo “Nome da campanha” e o padrão “volta às aulas”
  • Filtro predefinido “Incluir” com “tráfego para o nome do host” “que são iguais a” “volta às aulas”
  • Filtro personalizado “Pesquisar e substituir” com o campo “Nome da campanha”, a string “volta às aulas” e o padrão “incluir”

Por padrão, quando o Google Analytics não poderá identificar as sessões de um mesmo usuário?

  • Quando as sessões compartilharem o mesmo cookie do navegador
  • Quando as sessões ocorrerem em navegadores diferentes, mas no mesmo dispositivo
  • Quando as sessões ocorrerem no mesmo navegador e no mesmo dia
  • Quando as sessões ocorrerem no mesmo navegador e dispositivo

Com uma configuração padrão do Google Analytics, quais características não podem ser usadas para criar um segmento personalizado?

  • Usuários de 25 a 34 anos que definiram o idioma do navegador como espanhol
  • Usuários que visualizaram uma página em um site e assistiram a um vídeo
  • Usuários que interagiram com uma campanha de mídia social ou e-mail
  • Usuários do sexo feminino e que têm filhos

Como as dimensões personalizadas podem ser usadas?

  • Dimensões secundárias em relatórios personalizados
  • Dimensões principais em relatórios personalizados
  • Dimensões secundárias em relatórios padrão
  • Todas as alternativas

Qual recurso coleta dados específicos da empresa, como status de membro?

  • Acompanhamento de eventos
  • Métrica personalizada
  • Filtro personalizado
  • Dimensão personalizada

Qual destas combinações de métrica e dimensão não é válida?

  • Sessões / taxa de rejeição
  • Total de eventos / tipo de usuário
  • Sessões / origem
  • Tempo médio na página / categoria do dispositivo

Qual relatório indica as páginas de um site que os usuários acessaram primeiro?

  • Relatório de locais
  • Relatório de páginas de destino
  • Relatório de todas as páginas
  • Relatório de páginas

Qual relatório mostra quais páginas da Web recebem mais tráfego e engajamento?

  • Relatório de engajamento
  • Relatório de usuários ativos
  • Relatório de frequência e tempo para retorno
  • Relatório de todas as páginas

Quais metas estão disponíveis no Google Analytics?

  • Destino, Evento, Exibição de página e Redes sociais
  • Exibição de página, Evento, Transação e Redes sociais
  • Destino, Evento, Duração e Páginas/telas por sessão
  • Local, Evento, Tempo e Usuários por sessão

O que significa “métrica” no Google Analytics?

  • Um segmento de dados separados em um relatório comparativo
  • As datas em um período
  • Os números em um conjunto de dados, geralmente associados a dimensões
  • Uma dimensão que ajuda a analisar o desempenho do site

Suponha que a Google Merchandise Store defina uma meta de URL como “/ordercomplete” e o tipo de correspondência como “Começa com”. Qual destas páginas NÃO será contabilizada como uma meta em www.googlemerchandisestore.com?

  • /ordercomplete.php
  • /ordercomplete/index.html
  • /ordercomplete/thank_you.html
  • /order/complete.php

Qual relatório mostra uma representação visual das interações dos usuários em um site?

  • Relatório de detalhamento do conteúdo
  • Relatório de páginas de destino
  • Relatório de mapas de árvore
  • Relatório de fluxo de comportamentos

Qual relatório indica onde os usuários iniciam ou deixam o acompanhamento de conversão?

  • Análise de coorte
  • Fluxo da meta
  • Velocidade do usuário
  • Mapas de árvore

A amostragem é aplicada aos relatórios antes da segmentação.

  • VERDADEIRO
  • FALSO

O que significa “dimensão” no Google Analytics?

  • Uma comparação de dados entre dois períodos
  • Um atributo de um conjunto de dados organizado para possibilitar uma melhor análise
  • O valor da vida útil de um usuário em determinado período
  • Um relatório que oferece informações demográficas diferentes sobre o público

Qual destes escopos deve ser configurado para uma dimensão personalizada que mostra o status da associação de um programa de recompensas para clientes?

  • Hit
  • Sessão
  • Usuário
  • Produto

Qual destes relatórios indica como as referências de site, a pesquisa orgânica e as campanhas de anúncios ajudaram a gerar conversões?

  • Relatórios de metas
  • Relatórios de comércio eletrônico
  • Relatórios de aquisição
  • Relatórios de funis multicanais

Qual relatório identifica navegadores que podem ter tido problemas com um site?

  • Relatório de origem/mídia
  • Relatório de usuários ativos
  • Relatório de novos x recorrentes
  • Relatório de navegador e sistema operacional

Qual destas ações não é possível realizar nos segmentos?

  • Alterar dados permanentemente
  • Criar listas de remarketing personalizadas
  • Criar subconjuntos de sessões ou usuários
  • Isolar e analisar dados

Quais recursos não podem ser compartilhados na Galeria de soluções?

  • Segmentos
  • Relatórios personalizados
  • Metas
  • Dimensões personalizadas

Qual destas opções não é uma vantagem do remarketing do Google Analytics?

  • Criação de listas de remarketing com base em segmentos e metas personalizados
  • Criação de listas de remarketing sem alterar seu snippet do Google Analytics existente
  • Exibição de anúncios personalizados para clientes que já visitaram seu site
  • Recurso que permite aos usuários adquirir com rapidez um item que já compraram

Quais campanhas precisam de tags manuais nos URLs de destino para acompanhamento?

  • Campanhas codificadas automaticamente
  • Nenhuma das alternativas
  • Campanhas de e-mail
  • Campanhas do Google Ads

Em vistas com a importação de dados desativada, é possível ver os valores das dimensões personalizadas de datas anteriores à criação dessas dimensões.

  • FALSO
  • VERDADEIRO

Quando uma sessão padrão do Google Analytics expira?

  • Depois de 30 minutos, independentemente da atividade do usuário na página da Web
  • Quando um usuário fica inativo em uma página da Web por mais de 30 minutos
  • Diariamente, ao meio-dia
  • Quando um usuário abre uma nova janela do navegador

Em qual ordem os filtros de vistas são aplicados?

  • Ordem sequencial
  • Ordem aleatória
  • Data de criação
  • Ordem alfabética

Quais relatórios mostram como o tráfego chegou em um site?

  • Informações demográficas
  • Comportamento
  • Todo o tráfego
  • Geográfico

Qual relatório fornece dados sobre o desempenho de seções específicas de um site?

  • Relatório de principais eventos
  • Relatório de detalhamento do conteúdo
  • Relatório de frequência e tempo para retorno
  • Relatório de locais

Qual destas características de usuário NÃO pode ser usada para alterar os lances de palavra-chave no Google Ads?

  • Preferências de anúncio
  • Hora do dia
  • Dispositivo
  • Local

Qual recurso pode unir dados de sistemas de negócios off-line e dados on-line coletados pelo Google Analytics?

  • User ID
  • Acompanhamento de meta
  • Vinculação do Google Ads
  • Importação de dados

Qual destes critérios não pode ser usado para criar um segmento personalizado?

  • Sequências de ações do usuário
  • Tipo de anúncio
  • Dimensões
  • Métricas

O que é usado para criar Metas inteligentes?

  • Público de remarketing
  • Relatórios personalizados
  • Metas do Google Analytics
  • Algoritmos de aprendizado de máquina

Qual destas opções não é considerada uma “mídia” padrão no Google Analytics?

  • google
  • referral
  • cpc
  • organic

Qual parâmetro de campanha não está disponível por padrão no Google Analytics?

  • utm_source
  • utm_medium
  • utm_adgroup
  • utm_content

Quais dados as metas do Google Analytics não conseguem acompanhar?

  • Realização de uma compra
  • Valor da vida útil do cliente
  • Inscrição em uma newsletter
  • Reprodução de um vídeo

Em quantos dias uma vista excluída pode ser restaurada?

  • 35
  • 25
  • 15
  • 5

Onde o código de acompanhamento do Google Analytics pode ser inserido no HTML de uma página da Web para a coleta de dados?

  • Imediatamente depois da tag de abertura head
  • Imediatamente antes da tag de fechamento /body
  • Imediatamente antes da tag de fechamento /head
  • Imediatamente depois da tag de abertura body

Qual tipo de hit é acompanhado pelo Google Analytics?

  • Evento
  • Todas as alternativas
  • Exibição de página
  • Transação

Como um filtro de vistas seria configurado para incluir apenas usuários do Brasil e da Argentina?

  • Filtro 1: incluir Argentina > Filtro 2: incluir Brasil
  • Filtro 1: excluir todos os países, exceto Brasil e Argentina
  • Filtro 1: incluir Brasil ou Argentina
  • Filtro 1: incluir Brasil > Filtro 2: incluir Argentina
  • Todas as alternativas
  • O Google Analytics não poderá associar os dados de comportamento do usuário aos dados já coletados.
  • O Google Analytics definirá um novo cookie de navegador da próxima vez que o navegador carregar uma página acompanhada.
  • O Google Analytics definirá um novo código exclusivo da próxima vez que o navegador carregar uma página acompanhada.

As vistas podem incluir dados do site coletados antes da criação da vista.

  • VERDADEIRO
  • FALSO

Por padrão, de quais sistemas o Google Analytics não pode coletar dados?

  • Banco de dados de um inventário off-line
  • Sites
  • Sistemas de ponto de venda on-line
  • Dispositivos móveis

Qual métrica mostra a frequência com que um canal contribui para uma conversão antes da atribuição de último clique?

  • Conversão secundária
  • Atribuição do penúltimo clique
  • Conversão assistida
  • Conversão principal

Nos relatórios de funil multicanal, como as conversões padrão são creditadas?

  • Igualmente pelos pontos de contato da conversão
  • Primeira campanha, rede de pesquisa ou anúncio
  • Penúltima campanha, rede de pesquisa ou anúncio
  • Última campanha, rede de pesquisa ou anúncio

Qual canal não está incluído no relatório de canais padrão?

  • Rede de Display
  • Dispositivo
  • Direto
  • Pesquisa orgânica

Qual destes escopos se aplica às métricas personalizadas?

  • Cliente
  • Usuário
  • Hit
  • Sessão

Os filtros de vistas podem ser aplicados de maneira retroativa a todos os dados que já foram processados.

  • Falso
  • Verdadeiro

Se um usuário visitar uma página da Web com um vídeo incorporado e sair sem clicar em nada, e a sessão expirar, como o Google Analytics exibirá a sessão?

  • Como uma interação
  • Como uma rejeição
  • Como um evento
  • Como um clique

Qual relatório exibe os tipos de dispositivos móveis usados para acessar um site?

  • Conteúdo do site > Relatório de página de destino
  • Todo o tráfego > Relatório de origem/mídia
  • Tecnologia > Relatório de rede
  • Dispositivo móvel > Relatório de dispositivos

O que significa “taxa de rejeição” no Google Analytics?

  • Porcentagem do total de saídas do site
  • Porcentagem de visitas em que o usuário acessou um site e saiu sem interagir
  • Porcentagem de sessões em que o usuário sai do site a partir de uma página inicial
  • Número de vezes que os usuários voltaram a um site em um determinado período

Qual relatório compara métricas com base na data de aquisição de usuários no decorrer de várias semanas?

  • Análise de coorte
  • Usuários ativos
  • Fluxo de usuários
  • User Explorer

Quando o código de acompanhamento envia um hit de exibição de página para o Google Analytics?

  • Sempre que um usuário carrega uma página da Web com um código de acompanhamento incorporado
  • Sempre que um usuário pesquisa em um site
  • Sempre que um usuário clica em um vídeo em um site
  • Sempre que um usuário adiciona um item a um carrinho de compras on-line

Qual destes critérios não pode ser usado para criar um público de remarketing dinâmico?

  • Usuários que devolveram um item que haviam comprado
  • Usuários que visualizaram páginas de detalhes de produtos
  • Usuários que visualizaram uma página inicial
  • Usuários que visualizaram uma página de resultados da pesquisa em um site

Qual ação não é possível realizar por meio de filtros nos dados coletados?

  • Incluir preferências de compra
  • Excluir tráfego de determinados endereços IP
  • Converter URLs de páginas dinâmicas em strings de texto que possam ser lidas
  • Incluir dados de subdomínios específicos

Que dados não é possível coletar por meio do código de acompanhamento padrão do Google Analytics?

  • Configuração de idioma do navegador
  • Site favorito do usuário
  • Visitas à página
  • Dispositivo e sistema operacional

Qual recurso poderia ser usado para saber quantos downloads os usuários fizeram de um catálogo de produtos?

  • Métricas calculadas
  • Acompanhamento de eventos
  • Dimensão personalizada
  • Relatório personalizado

Um novo grupo de canais personalizados pode ser aplicado retroativamente para organizar dados que já foram coletados.

  • Falso
  • Verdadeiro

Qual modelo representa a estrutura hierárquica de uma conta do Google Analytics?

  • Propriedade > Conta > Vista
  • Conta > Vista > Propriedade
  • Conta > Propriedade > Vista
  • Vista > Conta > Propriedade

Qual visualização da tabela de dados compara as métricas do relatório com a média do site?

  • Porcentagem
  • Tabela dinâmica
  • Comparação
  • Desempenho

Para aumentar a velocidade com que o Google Analytics compila relatórios, qual ação pode ser realizada?

  • Escolher a opção “Maior precisão” no menu suspenso de amostragem
  • Escolher a opção “Resposta mais rápida” no menu suspenso de amostragem
  • Remover filtros na vista
  • Aplicar um filtro avançado ao relatório

Qual conjunto de regras determina como as vendas e conversões são creditadas com base nos pontos de contato no caminho de conversão?

  • Acompanhamento de conversões
  • Modelagem de atribuição
  • Funis multicanal
  • Agrupamentos de canais

O que acontece quando o mesmo código de acompanhamento padrão é instalado em páginas com domínios diferentes?

  • O Google Analytics associa usuários e sessões com um único domínio.
  • O Google Analytics associa usuários e sessões com seus respectivos domínios.
  • O Google Analytics não associa usuários e sessões com nenhum domínio.
  • O Google Analytics envia um alerta sobre a coleta de dados duplicados.

Três parâmetros de campanha são recomendados para o acompanhamento manual de campanhas. Quais são eles?

  • Origem, Conteúdo e Termo
  • Mídia, Origem e Campanha
  • Campanha, Conteúdo e Termo
  • Mídia, Origem e Conteúdo

Qual relatório indica a última página que os usuários visualizaram antes de sair de um site?

  • Relatório de páginas de destino
  • Relatório de páginas
  • Relatório de páginas de saída
  • Relatório de todas as páginas

Qual destes recursos é necessário para enviar dados de um dispositivo conectado à Web (como um sistema de ponto de venda) para o Google Analytics?

  • Importação de dados
  • Protocolo de avaliação
  • Cookies do navegador
  • Protocolo de rede

Ao compartilhar um Relatório personalizado, você também compartilha a configuração e os dados dele.

  • VERDADEIRO
  • FALSO

Em relatórios de funil multicanal, qual canal não receberia crédito por uma conversão?

  • Referências de sites
  • Redes sociais
  • Pesquisa paga e orgânica
  • Comerciais de televisão

Qual recurso é necessário para acompanhar termos de pesquisa de clientes em um site?

  • Comércio eletrônico avançado
  • Pesquisa no site
  • Filtros de pesquisa
  • Importação de dados

Qual recurso precisa estar ativado para o uso de funis multicanal?

  • Metas ou comércio eletrônico
  • Análise de Página
  • Dimensões personalizadas
  • Recursos de publicidade

Qual relatório mostra os usuários que iniciaram sessões em períodos de 1 dia, 7 dias, 14 dias e 30 dias?

  • Relatório do User Explorer
  • Relatório de fluxo de usuários
  • Relatório de análise de coorte
  • Relatório de usuários ativos