Como se Tornar um Profissional Certificado do Google Ads?

Quer se tornar um profissional certificado em Google Ads, mas não sabe como? Saiba mais sobre as etapas que precisa seguir para obter esta certificação.

As certificações do Google Ads mostram seu conhecimento em PPC (Pay per click = Pague por clique) e podem melhorar a sua carreira profissional. Saiba como estas certificações funcionam e obtenha dicas para obter a sua certificação!

O Google Ads é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital. Para ajudar os anunciantes a entender a plataforma e criar campanhas mais bem-sucedidas, o Google criou o seu próprio programa de certificação chamado “certificações em Google Ads”. Neste artigo, vamos analisar como estas funcionam e o que você precisa para obter a sua certificação!

Duas formas, uma forma tradicional e uma mais rápida.

Sobre nós ExamesRush
“Passar nos exames não é um treino. Aumente suas habilidades, não as tentativas de passar nos exames.”

O que é uma Certificação em Google Ads?

As certificações em Google são uma ótima forma de demonstrar o seu conhecimento e compreensão da plataforma Google Ads. Estas são projetadas para quem deseja mais oportunidades profissionais em marketing digital.

De momento o Google tem disponíveis 6 programas de certificação na categoria Google Ads (Google SkillShop Platform):

  • Certificação em Pesquisa do Google Ads
  • Certificação em Publicidade de Display do Google Ads
  • Certificação em Publicidade de Shopping
  • Certificação em Publicidade em vídeo do Google Ads
  • Medição de campanhas do Google Ads
  • Certificação em Google Apps

Lançar o app na América Latina antes de finalizar a tradução, apenas para testar o mercado.

Oferta especial Google Ads - Visualização

Oferta especial Google Ads

Respostas a todas as avaliações de certificação Google Ads. Add-on grátis – E-book premium de marketing digital. (510 páginas). Adquira agora

Por que Obter uma Certificação em Google Ads?

A procura por profissionais de marketing digital com experiência no Google Ads supera a oferta, o que significa que você terá uma vantagem ainda maior sobre a concorrência.

Ter um certificado do Google ajuda-lo-á a destacar-se dos demais.

Mesmo que você opte por se concentrar em áreas distintas, aprimorar seu perfil com certificados amplamente reconhecidos demonstrará claramente que você é o tipo de pessoa que deseja desenvolver as suas habilidades ao longo do tempo. A sua intenção de aprender e o registro comprovado do seu percurso de aprendizagem é, de longe, o aspecto mais importante avaliando-o como candidato por potenciais empregadores.

Além disso, as certificações em Google Ads são necessárias se deseja obter o selo do Google Partners. Você precisará de pelo menos dois indivíduos certificados para atender aos requisitos do programa Google Partners e tornar-se um parceiro do Google.

Como se tornar certificado em Google Ads [caminho tradicional]?

Obter a certificação em Google Ads não é uma ciência oculta. Qualquer pessoa pode obter o certificado em Google Ads. Se você decidir seguir um caminho tradicional, existem alguns passos a seguir.

Crie uma conta do Google SkillShop.

Para dar início ao seu percurso de certificação, em primeiro lugar, você precisa de criar uma conta gratuita do Google SkillShop. Basta fazer login com sua conta do Google e você terá acesso a todos os programas de certificação e material didático disponíveis aí.

Escolha o programa de certificação em Google Ads.

As mentioned above, currently there are six different Google Ads certification programs. Each focuses on different areas of PPC marketing. Let’s have a quick overview.

Conforme anteriormente mencionado, existem de momento seis programas diferentes de certificação em Google Ads. Cada um concentra-se em diferentes áreas do marketing PPC. Vamos ter uma visão geral de forma breve.

  • Certificação em Google Display Ads. Este programa concentra-se na Publicidade de Display. Você vai aprender a gerir os anúncios gráficos do Google, entender os conceitos básicos e avançados de como os anúncios gráficos funcionam. Juntamente com a publicidade de pesquisa, este programa é o centro do Google Ads. Outros programas (App, Shopping, Vídeo e Medição) podem ser considerados como certificações de nicho mais avançadas.
  • Certificação em pesquisa do Google Ads. Uma das principais certificações em Google Ads que o ensinará a gerir, otimizar e executar campanhas publicitárias bem-sucedidas na Rede de Pesquisa do Google. Eu recomendaria começar o seu percurso de aprendizado com a certificação em anúncios de pesquisa do Google e/ou programas de certificação de anúncios gráficos.
  • Certificação em Medições do Google Ads demonstra a sua compreensão das soluções de medição para acompanhar, monitorar e medir com eficiência o desempenho das suas campanhas publicitárias. Este programa de certificação é mais técnico e pode exigir algumas habilidades de desenvolvimento web.
  • Certificação de aplicativos do Google Ads. Este programa concentra-se nas campanhas de aplicativos do Google. A publicidade de aplicativos possui alguns recursos específicos. Você irá aprender tanto as práticas básicas como as muito avançadas das campanhas do Google Apps.
  • Certificação em Shopping do Google Ads. Não há dúvidas de que as campanhas de PPC são uma grande parte de todos os negócios de comércio eletrónico. Entender como os anúncios de Shopping funcionam e como otimizar as campanhas de compras para obter o melhor ROI possível, é uma habilidade muito importante no marketing digital.
  • Certificação em vídeo do Google Ads. Finalmente, a certificação de anúncios em vídeo abrange as práticas recomendadas de publicidade em vídeo. Você familiarizar-se-á com diferentes formatos de anúncios em vídeo, como gerir e otimizar campanhas de vídeo.

Como se preparar para os exames do Google Ads?

Ao concluir as aulas, você pode fazer uma avaliação para verificar o seu conhecimento. Essas avaliações são opcionais, mas podem mostrar áreas em que você precisa melhorar. Certifique-se de entender os conceitos-chave e como eles funcionam na prática. Muitas perguntas do exame de certificação são baseadas na prática. E essa é a principal razão pela qual pode ser bastante desafiador para iniciantes. Você precisa entender os aspectos práticos da gestão de campanhas publicitárias do Google e ter alguma experiência em trabalhar com a plataforma Google Ads.

Familiarizar-se com as perguntas do exame de certificação antes de fazer o exame também é uma boa opção. Falaremos sobre isso em mais a frente.

Passe nos exames e ganhe o seu certificado em Google ds.

Agora você está pronto para fazer os seus exames do Google Ads! As especificidades do exame variam dependendo da certificação que você procura.

Você pode fazer um exame do Google Ads quantas vezes forem necessárias para ser aprovado. No entanto, há apenas uma tentativa permitida por dia e 24 horas entre as tentativas para que o sistema não seja abusado por pessoas que tentam vários exames ao mesmo tempo!

Depois de passar ao exame, você receberá o seu certificado imediatamente. Você pode ver todas as suas conquistas no seu perfil do Google SkillShop. Pode baixar o seu certificado, partilhar ou até torná-lo público através de um link especial.

A certificação em Google Ads é válida por 1 ano. Você precisa passar novamente ao exame para renovar seus certificados (as perguntas do exame não serão as mesmas).

Agora, a pior parte dos exames do Google Ads.

Como alguém que fazia todas estas certificações nos últimos 7 anos, também formava e preparava material didático, quero partilhar algumas armadilhas dos exames de certificação em Google Ads.

  • Os exames de certificação em Google Ads têm erros técnicos. Este é, e sempre foi o caso dos exames do Google Ads. Algumas perguntas têm opções duplas (2 opções de resposta iguais, mas você tem que escolher uma). Algumas perguntas não têm uma resposta correta no backend de teste (não importa o que você escolha, será marcado como errado). Problemas de formatação. Por exemplo, você pode escolher apenas uma opção quando 2 opções estiverem corretas. Tecnicamente, estes problemas provavelmente não o afetarão para passar no exame ou não, pois dizem respeito a menos de 1-2% de todas as perguntas possíveis. Mas pode ser realmente irritante.
  • Perguntas enganosas. Como mencionado, grande parte das perguntas do exame de certificação em Google Ads são cenários baseados na prática. Muitos profissionais de marketing concordam que o que é verdade na teoria nem sempre é a melhor solução na prática. Esta pode ser uma razão pela qual até profissionais de marketing experientes lutam com algumas questões básicas. Elas são simplesmente generalizadas ou precisam de mais detalhes para que possa responder corretamente. Uma resposta correta para várias perguntas de certificação em Google Ads seria “Bem, depende”. Obviamente, não existe essa opção.
  • Algumas perguntas parecem muito autopromocionais. Entendo que o Google precisa promover os seus serviços. Mas duvido que as questões do exame sejam um bom lugar para isso.

Tendo em conta estes aspectos, eu consideraria usar a lista de respostas do exame ao passar nas certificações do Google Ads.

Como se certificar em Google Ads [maneira rápida]?

Como se certificar em Google Ads

Existem vários motivos válidos para você usar as folhas de respostas do exame antes ou mesmo durante o exame de certificação. Aqui estão alguns deles:

  • A aprovação no exame em si não ensina nada. As suas habilidades são importantes, e não o quão difícil ou fácil era o exame quando você o fez. Não é um treino. Você não vai construir nenhum músculo ao fazer exames.
  • Você é um especialista ou profissional de marketing e só precisa renovar seus certificados todos os anos. Não vejo razão para passar horas a responer conceitos básicos neste caso.
  • Você precisa atender a requisitos exagerados que nem sempre são relevantes. Tenho visto muitas ofertas quando uma empresa exige certificações em Google Ads de candidatos em potencial quando estão a contratar um especialista em SEO júnior, redator ou até mesmo funcionários administrativos. Na maioria dos casos, eles nunca vão usar a plataforma do Google Ads ou as campanhas de PPC.
  • Você só quer eliminar o stress do exame e familiarizar-se com as perguntas do exame antes de fazê-lo. Na verdade, chamo esse método de aprendizado, de aprendizado inverso. Conhecer as questões do exame antes de iniciar o curso pode lhe dar uma boa compreensão sobre os pontos-chave nos quais você precisa se concentrar mais. Pode melhorar a sua eficiência de aprendizagem. Especialmente nestes casos em que a maior parte do material de aprendizagem é baseado em vídeo.

Você pode fazer o download de todas as perguntas possíveis do exame de certificação em Google Ads com respostas 100% corretas e verificadas aqui:

Certificações em Google Ads: perguntas frequentes

Estas são algumas das perguntas que as pessoas fazem mais frequentemente sobre as certificações em Google Ads.

  • Quando expiram as certificações do Google Ads?
  • A certificação em Google Ads é gratuita?
  • As certificações do Google Ads são valiosas?
  • Quanto ganham os especialistas do Google Ads?
  • Como posso me tornar num especialista em anúncios do Google?

As certificações em Google Ads expiram?

Sim, as suas certificações do Google Ads expiram. Eles são válidos por apenas um ano a partir da data em que você passar em cada exame respectivamente e deixarão de aparecer na SkillShop assim que esse período  passar, se não for renovado antes disso! Os exames do Google Ads são atualizados com frequência, então você deve contar que o exame seja diferente após 1 ano.

As certificações do Google Ads são gratuitas?

Todas as certificações do Google Ads são gratuitas. Não confunda com algumas postagens antigas sobre os exames do AdWords (o Google Ads era anteriormente conhecido como AdWords). Os dias com custo de 50 USD por exame do AdWords acabaram. Todos os programas de certificação disponíveis no Google SkillShop agora são gratuitos.

As certificações em Google Ads são valiosas?

As certificações do Google Ads no Google SkillShop são amplamente reconhecidas. É uma certificação oficial do Google no final. E a única certificação apoiada pelo Google na área do Google Ads. Embora possamos ter opiniões diferentes sobre quão específicos e valiosos elas são, o mais importante é que elas demonstram a sua mentalidade para aprender e melhorar ao longo do tempo.

Quanto ganham os especialistas do Google Ads?

Esse valor varia de acordo com a experiência, empresa e local específico. A extremidade inferior do intervalo é de 40 mil USD. A extremidade superior do intervalo é de 120 mil USD. O salário médio de alguém que trabalha neste campo de acordo com o Glassdoor era de 70 mil USD e eles disseram que se eu decidisse vender meu serviço começando uma agência de marketing digital própria, os ganhos variariam com base em quantas campanhas gerir etc., mas também há outras opções disponíveis, como a cobrança de percentagem de gastos com anúncios mais taxas mensais, o que significa mais flexibilidade.

Como me tornar num especialista em anúncios do Google?

A aprovação nos exames do Google AdWords não fará de si um especialista em Google Ads. Você precisa ganhar experiência gerindo campanhas tentando atingir metas de marketing específicas. Só aprimorando as suas habilidades e aprendendo constantemente, você pode se tornar num especialista em publicidade online.

Quais são os empregos comuns para profissionais do Google Ads?

Algumas funções relevantes para as certificações em Google Ads são todos os níveis de especialista em PPC, especialistas em Google Ads, profissionais de marketing digital, blogueiros, profissionais de marketing de comércio eletrónico, especialista em marketing de conteúdo e outros. Normalmente todas estas funções fazem parte da equipa de marketing e trabalham em conjunto para alcançar os melhores resultados possíveis para a empresa ou clientes.

O especialista em marketing digital é uma posição mais genérica que pode lidar com otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), média social, criação de conteúdo e anúncios pagos.

Os especialistas em PPC geralmente gerem campanhas específicas de PPC. Os especialistas do Google Ads estão em alta demanda e é fácil entender o motivo. Esses especialistas trabalham numa agência como funcionários de nível médio, subordinados diretamente ao gestor de contas, que lida com a estratégia geral para o relacionamento com os clientes!

Conclusão

A certificação em Google Ads pode ser um complemento valioso para o seu currículo ou perfil social. Este programa de certificação é uma das certificações mais confiáveis e amplamente reconhecidas no campo de Marketing Digital e PPC.

Se você procura uma carreira de profissional de marketing digital ou deseja iniciar seu negócio de agência digital, estes certificados definitivamente valem a pena.

Se você quiser economizar tempo a prepar e passar nos exames do Google Ads, consulte as respostas do exame de certificação em Google Ads antes de fazer o exame.

O que vem a seguir?

Depois de obter a certificação em Google Ads e ganhar alguma experiência na gestão de campanhas publicitárias, considere obter a certificação em áreas mais específicas. O Google SkillShop oferece certificações em Google Marketing Platform personalizadas para profissionais de marketing avançados que gerem várias campanhas.

“O exame pode, às vezes, ensinar a melhor resposta na teoria, o que não é nem perto da melhor resposta na prática.”

Links Relacionados: