Respostas do curso de cidadania digital de segurança (Google SkillShop)

Aqui você encontra todas as dúvidas com respostas do curso de segurança Google Digital Citizenship disponível no Google SkillShop. Explore nossa biblioteca de perguntas e respostas de exames de certificação e impulsione sua carreira.

Que instruções você pode dar aos alunos para criarem uma senha forte?

Usar uma palavra difícil do dicionário
Usar uma série numérica complexa e extremamente longa
Usar uma combinação de letras, símbolos e números com 8 ou 9 caracteres
Usar letras e números aleatórios

Agora que você é especialista em senhas, escolha a senha mais forte entre as opções abaixo:

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ImA@SF#11

As senhas fortes podem ser difíceis de lembrar. O que você pode ensinar aos alunos para facilitar isso? Selecione todas as opções aplicáveis.

Selecionar todas as respostas corretas
Criar uma senha longa
Enviar um e-mail para si mesmo com as informações de login
Usar um gerenciador de senhas

Anotar as senhas em um papel e guardá-lo em um lugar seguro

Ao escolher uma nova senha, qual é o melhor conselho que você pode dar aos alunos?

Crie uma senha longa diferente que seja fácil de lembrar.
Escolha algo fácil de lembrar, como seu aniversário ou o nome do seu animal de estimação.
Adicione um número ou caractere especial no final da sua senha antiga.
Escolha o próximo número consecutivo da sua senha antiga.

O que é a autenticação de dois fatores? Selecione todas as opções aplicáveis.

Selecionar todas as respostas corretas
Um método de segurança que exige duas etapas para fazer login na sua conta
Um método de criptografia
Uma camada extra de segurança para sua conta
Um serviço para armazenar e compartilhar senhas com segurança

Quais ações podem ajudar os alunos a proteger os dispositivos móveis? Selecione todas as opções aplicáveis.

Selecionar todas as respostas corretas
Nunca se conectar a uma rede Wi-Fi fora de casa
Instalar as atualizações do sistema quando disponíveis
Clicar em sites que avisam que o smartphone está infectado
Bloquear a tela com um padrão ou PIN forte

Que conselhos você daria aos alunos para EVITAR downloads indesejados ou possivelmente nocivos? Selecione todas as opções aplicáveis.

Selecionar todas as respostas corretas
Verificar as opiniões e os comentários de outros usuários antes de fazer o download de um aplicativo
Fazer o download em fontes confiáveis, como a app store oficial do smartphone

Verificar o tamanho do arquivo que eles querem instalar
Não clicar em anúncios ou sites com o aviso de que o smartphone está infectado

O que você diria para seus alunos NÃO fazerem quando estiverem conectados a uma rede Wi-Fi pública?

Todas as alternativas
Digitar os detalhes do cartão de crédito
Acessar o internet banking
Digitar nome de usuário e senha, por exemplo, para fazer login nas contas de e-mail ou de rede social

Qual risco os alunos correm ao digitar ou enviar informações pessoais quando estão conectados a uma rede que não conhecem ou não confiam?

As informações pessoais podem ser interceptadas.
Nada de ruim acontece.

Quando é importante que os alunos se lembrem de sair da conta deles?

Selecionar todas as respostas corretas
Depois de pegar emprestado o dispositivo de outra pessoa, por exemplo, o tablet de um amigo
Depois de usar um computador público na biblioteca

Todas as alternativas
Depois de usar uma rede Wi-Fi pública

O que os alunos precisam procurar em um site para saber se as informações são confiáveis?

Data de publicação
Todas as alternativas
Nome do autor
Qualificações do autor

É importante ensinar os alunos a comparar pelo menos três fontes de informações ao ler:

sobre eventos históricos.
as notícias do dia e eventos mundiais recentes.
informações relacionadas a saúde.
qualquer tipo de informação, seja qual for o assunto.

Escolha a afirmação que melhor descreve como identificar fontes de informações duvidosas:

Encontre a data da publicação e confie apenas nas informações mais recentes.
Faça as perguntas “Onde?”, “Quem?”, “O quê?” e “Quando?” e compare pelo menos três fontes de informações.
As informações duvidosas geralmente estão hospedadas em sites suspeitos.
Se você conseguir encontrar o nome do autor, provavelmente as informações são confiáveis.

Se um dos alunos encontrar um artigo anônimo on-line que queira citar em um trabalho, qual conselho você daria a ele?

Compare as informações com outras fontes de autores qualificados, identifique se elas são confiáveis e cite esses autores.
Cite o artigo anônimo sem comparar as informações, mas deixe claro que ele é de um autor “anônimo” ou “desconhecido”.
Conclua imediatamente que o artigo contém informações duvidosas.

Ao perceber que os alunos confiam muito em uma única fonte de informações, como você pode incentivá-los a desenvolver o pensamento crítico?

Conferir se a única fonte de informações que eles usam é legítima
Pedir que eles verifiquem pelo menos três fontes de informações, incluindo uma com o ponto de vista oposto
Pedir que eles não usem mais essa fonte de informações

O que é engenharia social?

O uso correto das redes sociais.
Um conteúdo que induz o usuário a revelar informações pessoais, como senha ou número do cartão de crédito.

Quais são algumas táticas comuns que os golpistas usam para roubar informações pessoais?

Criar um senso de urgência, pedindo que você aja rapidamente antes que algo ruim aconteça ou você perca uma oferta especial
Todas as alternativas
Criar sites que se pareçam com sites que você já usa
Falsificar o endereço “De” do e-mail para fazer parecer que ele foi enviado por alguém que você conhece

O “s” em “https” indica que:

a conexão não é segura.
a conexão é criptografada e segura.

Um anúncio ou um site pode detectar se seu computador está infectado?

Sim
Não

Que conselho você precisa dar aos alunos se eles receberem um e-mail suspeito de um provedor de e-mail ou de uma empresa?

Clicar em “Responder” e pedir mais informações
Abrir uma nova janela, digitar o site oficial do provedor de e-mail ou da empresa e encontrar o endereço de e-mail de contato
Encaminhar o e-mail para uma pessoa confiável e pedir a opinião dela

Antes de digitar informações pessoais em uma página da Web, o que os alunos precisam fazer?

Verificar se o URL está correto
Verificar se há um cadeado verde antes do URL da página
Verificar se o URL da página começa com https
Todas as alternativas

Que tipo de informação você pode obter de uma imagem postada em uma rede social? Selecione todas as opções aplicáveis.

Selecionar todas as respostas corretas
A data e a hora em que a foto foi tirada
A idade de quem postou
O local onde a foto foi tirada
Se a pessoa gosta de sorvete

Observando todas as fotos que uma pessoa postou em uma rede social nos últimos dois anos, parece que a maioria das fotos feitas em uma cozinha foram marcadas com o mesmo endereço. No entanto, as postagens dos últimos dias mostram atrações turísticas de outro país. O que alguém mal-intencionado pode deduzir com base nesse perfil? Selecione todas as opções aplicáveis.

Selecionar todas as respostas corretas
Onde a pessoa possivelmente mora
Que a pessoa não está em casa agora, e talvez o apartamento esteja vazio

Onde a pessoa nasceu
Quantos irmãos a pessoa tem

Um dos alunos descobre que alguns colegas estão ridicularizando um aluno novo que entrou para a turma semana passada. O que ele pode fazer para mostrar que essa atitude é errada? Selecione todas as opções aplicáveis.

Selecionar todas as respostas corretas
Deixar claro para os alunos envolvidos que o que eles estão fazendo é ofensivo e errado
Se necessário, avisar os professores e pais do novo aluno para que eles possam continuar observando e apoiando o aluno

Esperar uma ou duas semanas para ver se a situação melhora antes de tomar uma atitude
Incentivar os colegas da turma a combater o bullying, mesmo que esteja acontecendo com outras pessoas, não com eles

Quais medidas práticas você pode ensinar aos alunos para proteção de privacidade em comunidades on-line? Selecione todas as opções aplicáveis.

Selecionar todas as respostas corretas
Garantir que eles saibam como definir as próprias configurações de privacidade para um nível que os deixe confortáveis.
Configurar as permissões para que as postagens sejam vistas apenas por quem eles escolherem

Evitar totalmente as comunidades on-line
Fazer um debate para ajudar os alunos a estabelecer limites quanto às informações que eles consideram particulares (e que não devem ser compartilhadas) e as que eles querem compartilhar e com quem

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